Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

sábado, 16 de outubro de 2010

Tecnologias da Informação

Alison Eduardo Pereira Silva

No final do século XX, as tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram um grande salto de qualidade na educação a distância a partir do momento em que possibilitaram a integração entre presença e distância. As novas ferramentas colocam o aprendiz no centro do projeto educacional, repelindo a massificação.
Essa mudança de paradigma, no Brasil, ainda acontece de forma mais lenta visto que ainda se discute uma legislação específica para Ead e persistem alguns desafios como, por exemplo, a adoção de modelos pedagógicos que efetivamente coloquem o aluno como foco da aprendizagem, garantindo elevado padrão de qualidade em todos os níveis, modalidades e etapas; e, a democratização do acesso a tecnologias nas escolas, na perspectiva da inclusão digital da população.
Perante o quadro a ser enfrentado, a Seed (Secretaria de Educação a Distância) definiu, como política para suas ações de capacitação, a pedagogia da autoria que visa contribuir para a formação de sujeitos conscientes, participes e autônomos.
Para isso, algumas frentes de trabalho destacam-se: o desafio de prover uma infraestrutura adequada e atraente aos participantes; manter um processo de formação continuada dos educadores e adoção de modelos pedagógicos que garantam um elevado padrão de qualidade.
Os passos nessa direção já estão sendo dados através da implementação de programas e  o uso de ferramentas como, por exemplo: a TV Escola, o Programa de Formação Continuada Mídias na Comunicação, o Proinfo  e outros mais.
Sendo assim, podemos ver que a pedagogia da autoria é marcada pela riqueza de estratégias didáticas utilizadas para a construção do conhecimento comprometido com a ética, através da quebra da dicotomia entre distância e presença, resultando em uma proposta de qualidade para a educação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Google Apps Education

Kássia Simone Moreira Frigini

 Umas das grandes vantagens de fazer um curso a distância é a possibilidade de estudar sem sair de casa, sem ter que enfrentar o caos do trânsito e a violência das ruas. Outra vantagem é a flexibilidade de horários, permitindo conciliar as atividades  acadêmicas com atividades sociais e de lazer. No entanto, essa maior "liberdade" gera uma maior responsabilidade e um comprometimento maior do aluno em se organizar para que consiga realizar todas as atividades de forma eficiente no tempo determinado.
No ensino a distancia o aluno é o maior responsável pelo seu processo de aprendizagem, cabe a ele aprender todos os recursos de informática disponíveis. É o que estamos fazendo agora, nos familiarizando com o GOOGLE APPS EDUCATION, aprendendo a utilizar o GOOGLE DOCS, GOOGLE CALENDAR e o GMAIL, que certamente serão recursos valiosos na comunicação entre os educadores e educandos.

UNIDADE 5- GRUPOS OPERATIVOS COM ADOLESCENTES

   UNIDADE  5- GRUPOS OPERATIVOS COM ADOLESCENTES
   
Kássia Simone Moreira Frigini
 


De acordo com a teoria de Enrique Richon Rivière,grupo operativo consiste numa técnica de trabalhos em grupos,com objetivo de promover de forma econômica um processo de aprendizagem.Desenvolver uma leitura crítica da realidade,com atitude investigatória.
O convívio grupal tão comum na adolescência,pode se tornar um fator de proteção a saúde,quando entendemos saúde como bem estar físico ,psíquico e social.Porém esse convívio grupal nem sempre pode ser positivo,ele torna-se foco potencial de anormalidades quando encontramos grupos de jovens problemáticos.
Os grupos operativos são usados com adolescentes com objetivo de desenvolver a auto estima,o juízo critico,plano de vida e criatividade,evitando os fatores de risco como mortes por causas externas,gravidez acidental,contaminação por doenças,drogas entre outras.
Aprender na teoria pichoneana é sinônimo de mudança.E todo processo de mudança induz a dois medos básicos,o de perda e o de ataque,que servem  como resistência ao novo.
Um grupo operativo para ser efetivo deve estabelecer um vínculo e a tarefa de acordo com objetivos comuns,levando a aprendizagem que por sua vez mobiliza mudanças,o sujeito deixa de ser espectador e passa a ser protagonista da sua história e da história do grupo.
O objetivo do artigo é sensibilizar os profissionais que atuam com grupos de jovens no sentido de garantir a proteção a saúde integral dos jovens.

EaD Universidade Federal de Juiz de Fora


Com a vivência através do módulo de acolhimento da EAD, da Universidade Federal de Juiz de Fora, podemos perceber que se faz presente a flexibilidade de horário, há um melhor relação custo/benefício, metodologia e materiais didáticos bem elaborados e todos esses fatores associados ao avanço da tecnologia viabilizou a democratização do ensino e facilitou a relação de ensino-aprendizagem. Através dos nossos estudos podemos perceber que a terminologia de “educação à distância” esta se tornando ultrapassada, uma vez que atualmente com os adventos e avanços das tecnologias de informação estabeleceu-se a aproximação dos usuários viabilizando a socialização do conhecimento.
No atual contexto da época, percebe-se que esse conceito de educação à distância quebrou vários paradigmas sendo importante perceber que há uma tendenciosa ampliação dessa modalidade educacional no âmbito mundial, uma vez que ela permite uma nova dimensão de comunicação promovendo o compartilhamento, colaboração e coletivismo durante a transmissão de conhecimento de forma cooperativa. Partindo desse pressuposto o sujeito pode ser visto como um ser ativo dentro do processo de formação educacional, se tornado um indivíduo autônomo, crítico diante das aquisições dos saberes, desta forma não é considerado um mero receptáculo de informações.

Carla Silva Costa
Kássia Simone Moreira Frigini

O Professor está sempre errado

Quando...

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta à aula, é um "Tontinho".
Precisa faltar, é um "turista".
Conversa com os outros professores, está "descascar" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido ou engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um ditador.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as oportunidades ao aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude. Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas, se você conseguiu ler até aqui agradeça a ele!



PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!!!

Dia do Professor



Professor parabéns por este dia.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Relato Navegação pelo GOOGLE APPS EDUCATION


Boa Tarde professora e colegas de curso,

Logo que realizei o login do meu email entrei no programa e consegui acessar o GOOGLE APPS EDUCATION com facilidade, logo criei um documento novo, mas encontrei um pouco de dificuldade em alterar a linguagem, mas resolvi rapidamente.
Fiquei em dúvida quando fui compartilhar e publicar, pois na configuração de compartilhamento dá as seguintes alternativas (público na web; qualquer pessoa com o link; sistema UAB – UFJF; pessoas em sistema UAB – UFJF com o link; particular) e marquei (as pessoas em sistema UAB - UFJF podem encontrar e visualizar) que me parecia divulgar o texto que fiz com meus colegas de curso.
Quando dei um clique em publicar encontrei as seguintes alternativas (exigir que os leitores façam login com as suas contas do sistema UAB – UFJF; republicar automaticamente quando houver alterações) marquei republicar automaticamente quando houver alterações.
A agenda foi muito fácil de modificar e utilizar, gostei muito e achei prática e vantajosa pelo fato de poder acessá-la de qualquer computador.
Contudo meu tour pelos programas foi muito proveitoso, mas acredito que outras dúvidas podem surgir e serem sanadas quando utilizar mais o programa.

Cordialmente, Nádia Silva Costa

FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”



Módulo de Acolhimento
Curso: Atividade Física Para Pessoa Com Deficiência
Tutor (a): Cristine Sponchiado Deresz
Pólo: Timóteo
Aluno (a): Nádia Silva Costa

MOMENTO 2 – ATIVIDADE 3 – FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”

FICHAMENTO
SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32.


“Para compreender bem um texto é necessário lê-lo quatro vezes: na primeira e segunda leitura são o início da investigação e correspondem apenas a suspeita. A terceira analisa os indícios e persegue as principais pistas. Já a quarta, traz à tona o parecer final.” (p. 19)

“Exercitar técnicas de leitura cuidadosa e produtiva de textos acadêmicos.” (p.19)

“Sugerir estratégias para a organização das informações obtidas e a produção de material de estudo como glossário, fichamento, resumo e resenha.” (p.19)

-----------------------------------------------------

“Na primeira leitura geral do texto produziremos um glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos. Numa folha à parte anote as palavras desconhecidas, leia os significados e registre numa folha. Isto ajudará a enriquecer seu vocabulário, esclarecerá sobre alguns assuntos ampliando seu conhecimento geral e economizar tempo quando aparecerem dúvidas semelhantes.” (p.20)


“Na segunda leitura do texto sublinhe com uma caneta marca texto as informações mais importantes. O fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto para estudarmos futuramente e buscarmos informações para a confecção de um trabalho. É um esquema completo do texto.” (p.20-21)

“O glossário e o fichamento são trabalhos de caráter bem pessoal.” (p.21)

“Na terceira leitura devemos responder três perguntas básicas: sobre o tema do texto; sobre a tese, ou teses, defendida (s) pelo autor; sobre a maneira como o autor tentou nos convencer de suas ideias.” (p. 21)

“À medida que você vai fazendo a terceira leitura, anote numa folha à parte, as respostas às três perguntas, marque a tese principal e as secundárias e de posse dessas anotações, você já poderá produzir um resumo.” (p. 22)

“Um resumo deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante e com as próprias palavras /.../ ele nada mais é do que um relato que fazemos sobre o conteúdo de um texto que acabamos de ler /.../ deve ter começo, meio e fim de modo que uma pessoa que nunca tenho lido o texto seja capaz de ter uma noção geral do que foi tratado nele/.../ deve ser apresentado na seguinte seqüência: o texto e o autor; o tema; as teses; os vários argumentos na seqüência em que eles aparecem no texto.” (p.22)

“No resumo não comentamos nem criticamos as ideias do autor; apenas dizemos o que o autor disse, sem juízo crítica. Só poderemos das a nossa opinião quando fazemos uma resenha” (p. 23)


“O resultado da quarta leitura é a produção de uma resenha /.../ é uma espécie de resumo ampliado /.../ fazemos um juízo critico sobre o conteúdo podendo ser tanto positivo quanto negativo, pois, esta relacionado com o nosso grau de conhecimento e a nossa capacidade de argumentação.” (p.23)

“É preciso anotar: os argumentos mais interessantes, os argumentos que não ficaram bem explicados e as novidades que o autor sugere. Identificar: as ideias que foram tomadas de outros estudiosos; o estilo de redação; o modo como o autor conduziu o texto; o tipo de linguagem utilizada; as explicações que parecem inconsistentes ou incompletas; os exemplos interessantes; e os irrelevantes.” (p.23)

“Para fazermos um juízo crítico sobre um conteúdo ou sobre alguém é preciso um alto grau de conhecimento daquilo que analisamos /.../ assim quanto mais aprofundamos em um assunto, mais somos capazes de analisá-lo criticamente.” (p.23-24)

“O filósofo Kant já defendia que cada um deve ser capaz de pensar por sim mesmo, evitando apenas reproduzir as ideias dos outro /.../ é preciso formar indivíduos críticos e autônomos, capazes de, a partir da reflexão, produzirem suas próprias ideias /.../ educação é a construção de um conhecimento próprio.” (p. 24)

“Toda crítica deve ser bem fundamentada mostrando sempre os motivos da nossa aprovação ou desaprovação em relação ao texto /.../ devemos dar nosso parecer sobre o texto /.../ debatemos sobre a importância do texto para área de conhecimento em que ele se insere, destacamos as novidades e as informações importantes, apontamos para quais áreas de conhecimento ele serve, ou seja, informamos qual a relevância do texto” (p. 24)

“Para que você possa compreender algo fundamental no processo de leitura de qualquer texto: o contexto no qual está inserido /.../ pode ser entendido como uma rede de informações e acontecimentos que cercam os textos. O seja, os textos não estão isolados da realidade, ao contrário, são produzidos em um determinado lugar, em determinada época, por autores que têm uma história /.../ fatores que interferem no momento em que o autor escreve” (p. 27)

“A partir dessa primeira leitura do texto, você já pode ter uma noção geral sobre o conteúdo, esclarecer os sentidos de algumas palavras, relacionar o texto com o contexto e adquirir novas informações /.../ na segunda leitura seleciona as informações mais relevantes para organizamos um fichamento /.../ o fichamento é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão” (p. 28-29)

“Terceira leitura as palavras e expressões funcionam como pistas porque vão mostrando os passos seguidos pela argumentação do autor /.../ tendo uma visão mais clara sobre nosso objetivo de estudo, podemos redigir o resumo, utilizando as informações que anotamos de forma esquemática no fichamento, e transformando-as em um texto, o resumo” (p.29-30)

“Um parecer sobre a investigação. Fazemos isso, produzindo uma resenha /.../ a resenha é o resumo ampliado /.../fazendo algumas modificações em sua redação para que os textos não fiquem iguais a você perceba como é possível dizer a mesma coisa de várias maneiras.” (p. 30-31)
------------------------------------------------------

“Esse é o trabalho do leitor detetive: ficar atento às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelo autor durante o texto. Com essa visão clara, você tem condições de redigir fichamentos, resumos e resenhas.” (p.32)






O autor aponta a necessidade de se realizar quatro leituras para chegar a uma boa compreensão do texto lido.






Além de ensinar métodos de organização do material de estudo e a melhor maneira de estudar o autor ensina como produzir alguns materiais acadêmicos que auxiliará na construção de conhecimento.




O autor ensina como fazer um glossário que ajudará a esclarecer dúvidas, a enriquecer o vocabulário e o seu conhecimento geral.










É indispensável destacar as informações mais importantes do texto e reuni-las no fichamento para eventuais consultas na confecção de um trabalho.






Ao fazê-los a pessoa tenta sanar suas dúvidas.


O autor mostra que devemos descobrir o tema do texto, suas teses e o ponto de vista do autor.




Escrever, no resumo, sobre o tema e as teses que apareceram ao longo do texto.





O resumo é um relato que fazemos sobre o conteúdo de um texto que acabamos de ler e permite ao leitor entender o assunto abordado no texto.










Relato pessoal sem manifestar opiniões.







Resenha uma analise critica do texto lido, onde quem escreve manifesta sua opinião.







Verificar todos os elementos do texto e utilizar os pontos positivos e ou negativos para escrever sua análise crítica.








Para escrever uma resenha a pessoa deve ter domínio do assunto tratado nesta.





Mostra a necessidade de formar indivíduos críticos e autônomos.








A resenha visa aprimorar a capacidade de compreensão sobre um assunto e saber posicionar diante dele, podendo, contudo apontar a relevâncias do assunto para área de conhecimento.









Todos os detalhes do texto, ou seja, informações e acontecimentos que o cercam são fundamentais para o bom entendimento do texto.










Depois de sanar as dúvidas advindas da primeira leitura, escreve-se o fichamento na segunda leitura através dos fatos principais citados no texto.








Para escrever o fichamento observar todos os elementos do texto a fim de detectar o tema, as teses e os argumentos utilizados pelo autor para comprovar o seu tema, de posse destas informações escreve-se o resumo.






A partir do resumo escreve-se a resenha fazendo uma analise critica do tema contemplado no texto.







Através do estudo detalhado do texto você é capaz de analisá-lo criticamente e explora-lo através do glossário, fichamento, resumo e resenha, sendo que a analise critica só cabe a resenha.

EaD Relato da Trajetória


 Nádia Silva Costa
INTRODUÇÃO:

O avanço tecnológico abriu caminhos para a melhoria da aprendizagem, através da virtualização da realidade, ou seja, um ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Educação a Distância. Desta forma o aluno entra em uma sala de aula virtualizada e participa de fóruns de discussão, palestras, além de ter acesso aos materiais das disciplinas, atividades planejadas e o envio das tarefas realizadas de modo seguro.
O trabalho objetiva a introdução dos alunos ao mundo virtual utilizando a plataforma moodle, permitindo assim o contato entre alunos e tutores.

RELATO DA TRAJETÓRIA

Ao navegar pela plataforma moodle percebe-se como são imensas as possibilidades de recursos que ela dispõe, um ponto interessante é a aprendizagem através da sala de aula virtual.
Além de possuir um ambiente agradável e de fácil acesso a plataforma moodle permite uma melhor interação entre coordenadores, professores, tutores e alunos do curso de Educação a Distância, através do acesso ao email, chats, fórum, palestras, apresentações de TCC, minicursos, reunião e entre outros.
Na tarefa alterar perfil no quadro “other fields” encontrei dificuldade, pois não consegui alterar a data de nascimento e o sexo.
 Contudo acredito que a Educação a Distância preocupa em oferecer um melhor ambiente de aprendizagem e possibilita ao aluno uma infinidade de recursos tecnológicos que auxiliam no processo de aprendizagem, além de uma maior flexibilidade de horários reduzindo o custo e agilidade na solução de tarefas e troca de informações visando com isto o melhor aprendizagem do aluno.

 


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Filme: Uma Mente Brilhante

(A Beautiful Mind, EUA, 2001)

Gênero: Drama
Duração: 135 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Universal Pictures do Brasil
Produtora(s): Universal Pictures, DreamWorks SKG, Imagine Entertainment
Sinopse: A história real de um matemático esquizofrênico, John Forbes Nash Jr., que ganhou o Prêmio Nobel e ajudou o exército a quebrar códigos de comunicação. O filme “Uma Mente Brilhante” nos apresenta a história de uma pessoa que, apesar de toda a sua inteligência, sofre as agruras de quem padece de um desses males. Seu caso, verídico, ganhou ainda maior notoriedade pelo fato do personagem central ser um dos grandes matemáticos do século XX. Professor de tradicional universidade norte-americana (Princeton), tendo participado de programas governamentais durante a época da Guerra Fria e, já com idade bastante avançada, tendo se tornado vencedor da maior das honrarias concedidas a pesquisadores de várias áreas, o prêmio Nobel.

Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=vPTdNJexVCk&feature=player_embedded

Filme: Pro Dia Nascer Feliz


Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=uxEQhcZNHfM

Filme: O Óleo de Lorenzo

Ficha técnica:
TÍTULO ORIGINAL: Lorenzo´s Oil
DIRETOR: George Miller
GÊNERO: Drama.
ANO: 1992.
PAÍS: Estados Unidos
DURAÇÃO: 135 min.
ELENCO: Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite, Gerry Bamman, Margo Martindale e James Rebhorn.
PREMIAÇÕES: Duas indicações ao Oscar (Melhor Atriz - Susan Sarandon, e Melhor Roteiro Original); e uma ao Globo de Ouro (Melhor Atriz - Drama).


Sinopse: "Lorenzo levava uma vida normal até que aparecem diversos problemas de ordem mental, que são diagnosticados como ADL, uma doença extremamente rara e que provoca incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em pouco tempo. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para a doença. Começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença. O Óleo de Lorenzo é uma história verídica, de Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico do filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o inimigo invisível que ia destruindo o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Diante do inesperado desengano dos médicos, eles decidiram estudar livros de medicina e os poucos artigos científicos da época. (...) Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo. As dificuldades encontradas foram enormes, desde preconceitos de profissionais por serem eles leigos em Bioquímica e Medicina; à impossibilidade de realização de testes em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos). Uma luta intensa para encontrar parceiros químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que pudessem curar Lorenzo. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, eles perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença. O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico (C18:1) e ácido erúcico (C20:1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados, evitando assim o seu acúmulo. Para chegar a isso, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. A família ainda enfrenta dificuldades com o FDA, que até hoje não autorizou o uso em humanos. O óleo é hoje produzido por uma companhia inglesa, e o Sr. Odone não recebe nenhuma porcentagem das vendas."


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=F4k0MU55WIc

Filme: O Clube do Imperador


Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=X4rF7jw5pw8

Filme: O Amor é Contagioso


(Patch Adams, EUA, 1998)


Sinopse: Patch Adams é um estudante de medicina que acredita que o humor pode contribuir muito para a recuperação de pacientes. Mas terá de enfrentar professores e colegas conservadores que são contra o seu método.O filme nos provoca e estimula no sentido de fazer com que nos mobilizemos em favor de uma atitude mais respeitosa em relação aos outros, desperta a solidariedade numa época em que se fala tanto em ajudar as pessoas que precisam, incentiva os jovens (não só eles, nós também) a partir de um exemplo vitorioso e real (o filme baseia-se em fatos verídicos, o que aumenta sua credibilidade junto ao público) a participar de ações voluntárias e, nos mostra que precisamos dos outros, que não podemos nos isolar, que devemos estender a mão na direção dos demais seres humanos pois também contamos com seu auxílio. Um grande exemplo!


Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Sy235ajQ0SE

Filme: Nenhum a Menos


Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Filme: Nell


Ano de lançamento ( EUA ) : 1994
direção: Michael Apted
atores: Jodie Foster , Liam Neeson , Natasha Richardson , Richard Libertini , Nick Searcy
duração: 01 hs 55 min

Sinopse: Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=p9L7PkpJqaY&feature=player_embedded

 

Filme: Meu Mestre Minha Vida


Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=WQmiYk4hHZU

Filme: Gênio Indomável

Descrição: O diretor Gus Van Sant (Um Sonho Sem Limites) conta a história de um jovem rebelde, que trabalha como servente em uma universidade e ao mesmo tempo possui uma incrível memória. Com Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck e Minnie Driver. Vencedor de 2 Oscars.

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

 

Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=zUB4jQAFkbE&feature=player_embedded

Filme: Família do Futuro

Ficha Técnica
Título Original:Meet the Robinsons
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: EUA/2007

Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: Stephen J. Anderson

Sinopse - Um jovem cria uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, mas ela é roubada antes mesmo de ser usada. É quando ele recebe a visita de um jovem do futuro, que o leva em uma viagem no tempo. Com vozes de Angela Bassett, Steve Zahn e Tom Selleck.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=IKuyeOy06ec

Filme: Escritores da Liberdade



Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=xkEr2SDknLY

Filme: Duelo de Titãs



Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=CFef5A-pClM

Filme: Conrak






Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.


Assista o trailer do filme acessando o site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=FgqO9Y-Pg_o

Filme: Com Mérito


Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

PESQUISAS NA WEB

CARLA SILVA COSTA

PESQUISAS NA WEB




Em nossa sociedade, como em todas as outras, a vida cotidiana esta organizada em função de valores, regras e códigos, que foram sendo criados ao longo do tempo pelas culturas. Um dos fatores determinantes para o crescimento individual de cada um é a aquisição do conhecimento de mundo.  Contemporaneamente como forma de agregar valores e conhecimentos a modalidade de ensino a distância esta em largo desenvolvimento, para absorver as necessidades e ampliar sua abordagem foram criadas vários tipos de mídias dentre elas as páginas na web. Dentre as diversas “Home Pages”, que foram elaboradas há especificas para pesquisas, uma das mais usadas é a google.
A partir do desenvolvimento da tarefa pude perceber como posso aperfeiçoar, direcionar, filtrar as pesquisas. As orientações oferecidas no texto, sobre busca avançada, viabilizaram toda a pesquisa, sendo esta uma as ferramentas importantes nas mãos do educando e do educador, pois auxiliam na aquisição de conhecimento.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PESQUISA WEB

NÁDIA SILVA COSTA
INTRODUÇÃO:

Com o intuito de auxiliar o homem em seu dia a dia muito tem se investido em novas tecnologias, o computador utilizado inicialmente em empresas, atualmente esta inserido em muitas casas e escolas como fonte de pesquisa. Através da inclusão digital a internet vem sendo empregada como difusor de conhecimento, propaganda e outros fins.  Visto que a internet é uma ferramenta que auxilia na busca de conhecimento e acesso a informações torna-se necessário conhecer o funcionamento de buscas ao se realizar uma pesquisa.

PESQUISA WEB

A internet oferece ao usuário várias ferramentas tais como: e-mail, chat, vídeos, fórum, materiais didáticos, sites de relacionamento e buscas, entre outros. Todas essas ferramentas permitem ao usuário realizar pesquisas, elaboração de trabalhos, material didático, auxiliando-o no processo de ensino aprendizagem, na construção de seu conhecimento, contribuindo significativamente no seu processo de formação.
Um fato importante ao realizar uma pesquisa nos sites de busca da internet é saber como utilizar seus recursos para filtrar o resultado da busca, deve-se também estar atento para não se enganar com fontes inúteis ou inadequadas.  
Durante a excussão da tarefa entendi que não conhecia todos os sites mencionados no roteiro, mas ao realizar os exercícios propostos percebi a gama de possibilidades que todos oferecem, executei a tarefa com facilidade já que conhecia alguns recursos como o uso da aspas, o sinal de adição para agregar palavras na sentença a ser pesquisada.
Um ponto positivo é que o roteiro nos ensina como refinar nossa pesquisa mostrando que podemos encontrar o que desejamos com rapidez e precisão, facilitando assim o acesso ao que se busca evitando entrar em links indesejados. Uma vantagem incorporada em minhas buscas foi à descoberta que posso realizar uma pesquisa e encontrar somente arquivos com extensão em pdf ou doc digitando no final da sentença a expressão filctype:pdf ou filctye:doc.
Na medida em que for experimentando e explorando os sites de busca encontrarei novas possibilidades para refinar ainda mais minhas pesquisas. Por isso a internet facilita o acesso a grandes volumes de informação contribuindo significativamente para o processo de formação continuada, na construção do conhecimento e no crescimento profissional.

MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”


·                                 Ufa, atingimos o último Momento do Módulo de Acolhimento! Que coisa boa, pois certamente novos conhecimentos foram construídos. Para fecharmos com chave de ouro, convidamos vocês a realizarem um trabalho em grupo: a construção de um projeto colaborativo. Esse será o foco deste Momento 5. Mas outras atividades fazem parte, veja:
1) Leia e estude o texto Blog e Wiki da apostila.
2) Acesse os links abaixo:
Wikipédia: enciclopédia virtual e colaborativa:
Exemplo que um wiki criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:
Programa para criar seu próprio wiki (em português):
Exemplo de um blog criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:
·                                 Sites que fazem a hospedagem gratuita de blogs:
3) escolha seu grupo e faça contato com os demais colegas do seu grupo e dê início à proposta do trabalho em grupo, que está descrita no item Atividade 6: Elaboração de Projeto Colaborativo. Esta atividade é obrigatória e vale 20 pontos!
4) Para concluir, você fará uma auto-avaliação e avaliará o curso também.
Esperamos que essas atividades contribuam ainda mais com os seus conhecimentos.

ORIENTAÇÕES PARA GLOSSÁRIO– MÓDULO ACOLHIMENTO TURMAS GRADUAÇÃO



 
Prezados alunos,
            Segue abaixo, o objetivo bem como as orientações para participar da construção do Glossário.
Objetivo:
            A construção de um glossário constitui-se em tarefa fundamental para que os alunos aprendam alguns termos próprios da educação a distância, como por exemplo: on-line, colaboração, cooperação, objeto de aprendizagem etc. O glossário pode ser utilizado para promover a aprendizagem ativa.
            Para inserir uma palavra, basta acessar o Glossário no Momento 4 e clicar em inserir “Novo Item”, conforme figura abaixo.
           
 
             





 





Contem com toda a equipe de tutores, professores e equipe NEAD.
Abraço
Luciene e equipe

MOMENTO 4 - “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”


·          Percorremos por alguns conhecimentos durante esses dias de atividades intensas e agora cada um de vocês parece estar mais familiarizado com a dinâmica própria da educação a distância. Que bom!
Neste Momento 4 a ênfase será:
1) Elaboração de um glossário de termos do universo da EaD. Cada um de vocês pode inserir quantas palavras quiser ao longo do curso. Para inserir uma nova palavra, basta acessar o Glossário e clicar em "Novo Item".
2) Participação do Fórum "Tecnologias no cotidiano do aluno";