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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

sábado, 16 de outubro de 2010

Tecnologias da Informação

Alison Eduardo Pereira Silva

No final do século XX, as tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram um grande salto de qualidade na educação a distância a partir do momento em que possibilitaram a integração entre presença e distância. As novas ferramentas colocam o aprendiz no centro do projeto educacional, repelindo a massificação.
Essa mudança de paradigma, no Brasil, ainda acontece de forma mais lenta visto que ainda se discute uma legislação específica para Ead e persistem alguns desafios como, por exemplo, a adoção de modelos pedagógicos que efetivamente coloquem o aluno como foco da aprendizagem, garantindo elevado padrão de qualidade em todos os níveis, modalidades e etapas; e, a democratização do acesso a tecnologias nas escolas, na perspectiva da inclusão digital da população.
Perante o quadro a ser enfrentado, a Seed (Secretaria de Educação a Distância) definiu, como política para suas ações de capacitação, a pedagogia da autoria que visa contribuir para a formação de sujeitos conscientes, participes e autônomos.
Para isso, algumas frentes de trabalho destacam-se: o desafio de prover uma infraestrutura adequada e atraente aos participantes; manter um processo de formação continuada dos educadores e adoção de modelos pedagógicos que garantam um elevado padrão de qualidade.
Os passos nessa direção já estão sendo dados através da implementação de programas e  o uso de ferramentas como, por exemplo: a TV Escola, o Programa de Formação Continuada Mídias na Comunicação, o Proinfo  e outros mais.
Sendo assim, podemos ver que a pedagogia da autoria é marcada pela riqueza de estratégias didáticas utilizadas para a construção do conhecimento comprometido com a ética, através da quebra da dicotomia entre distância e presença, resultando em uma proposta de qualidade para a educação.

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