Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

terça-feira, 12 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PESQUISA WEB

NÁDIA SILVA COSTA
INTRODUÇÃO:

Com o intuito de auxiliar o homem em seu dia a dia muito tem se investido em novas tecnologias, o computador utilizado inicialmente em empresas, atualmente esta inserido em muitas casas e escolas como fonte de pesquisa. Através da inclusão digital a internet vem sendo empregada como difusor de conhecimento, propaganda e outros fins.  Visto que a internet é uma ferramenta que auxilia na busca de conhecimento e acesso a informações torna-se necessário conhecer o funcionamento de buscas ao se realizar uma pesquisa.

PESQUISA WEB

A internet oferece ao usuário várias ferramentas tais como: e-mail, chat, vídeos, fórum, materiais didáticos, sites de relacionamento e buscas, entre outros. Todas essas ferramentas permitem ao usuário realizar pesquisas, elaboração de trabalhos, material didático, auxiliando-o no processo de ensino aprendizagem, na construção de seu conhecimento, contribuindo significativamente no seu processo de formação.
Um fato importante ao realizar uma pesquisa nos sites de busca da internet é saber como utilizar seus recursos para filtrar o resultado da busca, deve-se também estar atento para não se enganar com fontes inúteis ou inadequadas.  
Durante a excussão da tarefa entendi que não conhecia todos os sites mencionados no roteiro, mas ao realizar os exercícios propostos percebi a gama de possibilidades que todos oferecem, executei a tarefa com facilidade já que conhecia alguns recursos como o uso da aspas, o sinal de adição para agregar palavras na sentença a ser pesquisada.
Um ponto positivo é que o roteiro nos ensina como refinar nossa pesquisa mostrando que podemos encontrar o que desejamos com rapidez e precisão, facilitando assim o acesso ao que se busca evitando entrar em links indesejados. Uma vantagem incorporada em minhas buscas foi à descoberta que posso realizar uma pesquisa e encontrar somente arquivos com extensão em pdf ou doc digitando no final da sentença a expressão filctype:pdf ou filctye:doc.
Na medida em que for experimentando e explorando os sites de busca encontrarei novas possibilidades para refinar ainda mais minhas pesquisas. Por isso a internet facilita o acesso a grandes volumes de informação contribuindo significativamente para o processo de formação continuada, na construção do conhecimento e no crescimento profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário