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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

terça-feira, 12 de outubro de 2010

MOMENTO 2 – ATIVIDADE 3 – FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”


Módulo de Acolhimento
Curso: ATIVIDADE FISÍCA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Tutor (a): CRISTINE SPONCHIADO DERESZ
Pólo: TIMÓTEO
Aluno (a): CARLA SILVA COSTA

MOMENTO 2 – ATIVIDADE 3 – FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”

FICHAMENTO
SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32.

“Sempre começamos a estudar com uma leitura geral do texto, a partir da qual produziremos um glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos. Assim, sem se preocupar muito com a apreensão de todo o conteúdo, faça uma leitura geral, sem parar, do início ao fim.” (p.3)


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“O fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto. Ele é um instrumento muito útil, que serve tanto para estudarmos futuramente como para buscarmos informações para a confecção de um trabalho.” (p.3)

“Um fichamento sempre começa com a palavra “fichamento” no alto e no centro. Logo abaixo, colocamos a referência bibliográfica do texto trabalhado. Em seguida, temos duas colunas. Na coluna da esquerda, o espaço é reservado para o esquema do texto e para as citações, ao passo que a da direita serve para fazermos observações.”(p.3)

“Um resumo não é, simplesmente, como muitos estudantes acreditam, um trabalho em que basta recortar trechos importantes do texto e ir colando uns nos outros na seqüência em que são apresentados pelo autor. Quando alguém faz isso, não produz um resumo, no máximo costura uma colcha de retalhos, que, a princípio, pode parecer bonita, mas na verdade é feita de restos de panos. Um resumo deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante e com as próprias palavras.” (p.5)

“Devemos destacar, contudo, que a resenha é, muitas vezes, um trabalho especializado. Afinal, para fazermos um juízo crítico sobre um conteúdo ou sobre alguém, é preciso um alto grau de conhecimento daquilo que analisamos. Uma resenha é produzida, geralmente, por algum estudioso que conheça muito bem um determinado assunto. Quando um livro novo é publicado, por exemplo, na área da física, somente um físico bem conceituado será capaz de fazer uma resenha aprofundada, já que ele será capaz de identificar os elementos importantes ou equivocados contidos no livro.” (p.6,7)



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“Esse é o trabalho do leitor como detetive: ficar atento às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelo autor durante o texto. Com essa visão clara, você tem condições de redigir
fichamentos, resumos e resenhas. Não esqueça, também, de procurar empregar em sua escrita os recursos de linguagem que funcionem como pistas para o nosso leitor.” (p.15)




O autor introduz como direcionar os estudos.











O autor caracteriza e explica como deve ser realizado um fichamento.




Um ponto importante são as observações realizada pelo sujeito que esta elaborando o fichamento.








O resumo é visto como uma síntese do texto e deve conter os pontos principais correlacionados, sendo elaborado com a linguagem do próprio educando.









O sujeito que elabora a resenha de uma determinada tese ou livro, tem a liberdade de expressar de forma critica suas idéias a cerca do assunto abordado.















Ter um vocabulário abrangente auxilia no entendimento do texto e conseqüente elaboração de fichamentos, resumos e resenhas que facilitam o processo de aprendizagem.

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