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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”



Módulo de Acolhimento
Curso: Atividade Física Para Pessoa Com Deficiência
Tutor (a): Cristine Sponchiado Deresz
Pólo: Timóteo
Aluno (a): Nádia Silva Costa

MOMENTO 2 – ATIVIDADE 3 – FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”

FICHAMENTO
SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32.


“Para compreender bem um texto é necessário lê-lo quatro vezes: na primeira e segunda leitura são o início da investigação e correspondem apenas a suspeita. A terceira analisa os indícios e persegue as principais pistas. Já a quarta, traz à tona o parecer final.” (p. 19)

“Exercitar técnicas de leitura cuidadosa e produtiva de textos acadêmicos.” (p.19)

“Sugerir estratégias para a organização das informações obtidas e a produção de material de estudo como glossário, fichamento, resumo e resenha.” (p.19)

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“Na primeira leitura geral do texto produziremos um glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos. Numa folha à parte anote as palavras desconhecidas, leia os significados e registre numa folha. Isto ajudará a enriquecer seu vocabulário, esclarecerá sobre alguns assuntos ampliando seu conhecimento geral e economizar tempo quando aparecerem dúvidas semelhantes.” (p.20)


“Na segunda leitura do texto sublinhe com uma caneta marca texto as informações mais importantes. O fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto para estudarmos futuramente e buscarmos informações para a confecção de um trabalho. É um esquema completo do texto.” (p.20-21)

“O glossário e o fichamento são trabalhos de caráter bem pessoal.” (p.21)

“Na terceira leitura devemos responder três perguntas básicas: sobre o tema do texto; sobre a tese, ou teses, defendida (s) pelo autor; sobre a maneira como o autor tentou nos convencer de suas ideias.” (p. 21)

“À medida que você vai fazendo a terceira leitura, anote numa folha à parte, as respostas às três perguntas, marque a tese principal e as secundárias e de posse dessas anotações, você já poderá produzir um resumo.” (p. 22)

“Um resumo deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante e com as próprias palavras /.../ ele nada mais é do que um relato que fazemos sobre o conteúdo de um texto que acabamos de ler /.../ deve ter começo, meio e fim de modo que uma pessoa que nunca tenho lido o texto seja capaz de ter uma noção geral do que foi tratado nele/.../ deve ser apresentado na seguinte seqüência: o texto e o autor; o tema; as teses; os vários argumentos na seqüência em que eles aparecem no texto.” (p.22)

“No resumo não comentamos nem criticamos as ideias do autor; apenas dizemos o que o autor disse, sem juízo crítica. Só poderemos das a nossa opinião quando fazemos uma resenha” (p. 23)


“O resultado da quarta leitura é a produção de uma resenha /.../ é uma espécie de resumo ampliado /.../ fazemos um juízo critico sobre o conteúdo podendo ser tanto positivo quanto negativo, pois, esta relacionado com o nosso grau de conhecimento e a nossa capacidade de argumentação.” (p.23)

“É preciso anotar: os argumentos mais interessantes, os argumentos que não ficaram bem explicados e as novidades que o autor sugere. Identificar: as ideias que foram tomadas de outros estudiosos; o estilo de redação; o modo como o autor conduziu o texto; o tipo de linguagem utilizada; as explicações que parecem inconsistentes ou incompletas; os exemplos interessantes; e os irrelevantes.” (p.23)

“Para fazermos um juízo crítico sobre um conteúdo ou sobre alguém é preciso um alto grau de conhecimento daquilo que analisamos /.../ assim quanto mais aprofundamos em um assunto, mais somos capazes de analisá-lo criticamente.” (p.23-24)

“O filósofo Kant já defendia que cada um deve ser capaz de pensar por sim mesmo, evitando apenas reproduzir as ideias dos outro /.../ é preciso formar indivíduos críticos e autônomos, capazes de, a partir da reflexão, produzirem suas próprias ideias /.../ educação é a construção de um conhecimento próprio.” (p. 24)

“Toda crítica deve ser bem fundamentada mostrando sempre os motivos da nossa aprovação ou desaprovação em relação ao texto /.../ devemos dar nosso parecer sobre o texto /.../ debatemos sobre a importância do texto para área de conhecimento em que ele se insere, destacamos as novidades e as informações importantes, apontamos para quais áreas de conhecimento ele serve, ou seja, informamos qual a relevância do texto” (p. 24)

“Para que você possa compreender algo fundamental no processo de leitura de qualquer texto: o contexto no qual está inserido /.../ pode ser entendido como uma rede de informações e acontecimentos que cercam os textos. O seja, os textos não estão isolados da realidade, ao contrário, são produzidos em um determinado lugar, em determinada época, por autores que têm uma história /.../ fatores que interferem no momento em que o autor escreve” (p. 27)

“A partir dessa primeira leitura do texto, você já pode ter uma noção geral sobre o conteúdo, esclarecer os sentidos de algumas palavras, relacionar o texto com o contexto e adquirir novas informações /.../ na segunda leitura seleciona as informações mais relevantes para organizamos um fichamento /.../ o fichamento é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão” (p. 28-29)

“Terceira leitura as palavras e expressões funcionam como pistas porque vão mostrando os passos seguidos pela argumentação do autor /.../ tendo uma visão mais clara sobre nosso objetivo de estudo, podemos redigir o resumo, utilizando as informações que anotamos de forma esquemática no fichamento, e transformando-as em um texto, o resumo” (p.29-30)

“Um parecer sobre a investigação. Fazemos isso, produzindo uma resenha /.../ a resenha é o resumo ampliado /.../fazendo algumas modificações em sua redação para que os textos não fiquem iguais a você perceba como é possível dizer a mesma coisa de várias maneiras.” (p. 30-31)
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“Esse é o trabalho do leitor detetive: ficar atento às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelo autor durante o texto. Com essa visão clara, você tem condições de redigir fichamentos, resumos e resenhas.” (p.32)






O autor aponta a necessidade de se realizar quatro leituras para chegar a uma boa compreensão do texto lido.






Além de ensinar métodos de organização do material de estudo e a melhor maneira de estudar o autor ensina como produzir alguns materiais acadêmicos que auxiliará na construção de conhecimento.




O autor ensina como fazer um glossário que ajudará a esclarecer dúvidas, a enriquecer o vocabulário e o seu conhecimento geral.










É indispensável destacar as informações mais importantes do texto e reuni-las no fichamento para eventuais consultas na confecção de um trabalho.






Ao fazê-los a pessoa tenta sanar suas dúvidas.


O autor mostra que devemos descobrir o tema do texto, suas teses e o ponto de vista do autor.




Escrever, no resumo, sobre o tema e as teses que apareceram ao longo do texto.





O resumo é um relato que fazemos sobre o conteúdo de um texto que acabamos de ler e permite ao leitor entender o assunto abordado no texto.










Relato pessoal sem manifestar opiniões.







Resenha uma analise critica do texto lido, onde quem escreve manifesta sua opinião.







Verificar todos os elementos do texto e utilizar os pontos positivos e ou negativos para escrever sua análise crítica.








Para escrever uma resenha a pessoa deve ter domínio do assunto tratado nesta.





Mostra a necessidade de formar indivíduos críticos e autônomos.








A resenha visa aprimorar a capacidade de compreensão sobre um assunto e saber posicionar diante dele, podendo, contudo apontar a relevâncias do assunto para área de conhecimento.









Todos os detalhes do texto, ou seja, informações e acontecimentos que o cercam são fundamentais para o bom entendimento do texto.










Depois de sanar as dúvidas advindas da primeira leitura, escreve-se o fichamento na segunda leitura através dos fatos principais citados no texto.








Para escrever o fichamento observar todos os elementos do texto a fim de detectar o tema, as teses e os argumentos utilizados pelo autor para comprovar o seu tema, de posse destas informações escreve-se o resumo.






A partir do resumo escreve-se a resenha fazendo uma analise critica do tema contemplado no texto.







Através do estudo detalhado do texto você é capaz de analisá-lo criticamente e explora-lo através do glossário, fichamento, resumo e resenha, sendo que a analise critica só cabe a resenha.

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