Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

UNIDADE 5- GRUPOS OPERATIVOS COM ADOLESCENTES

   UNIDADE  5- GRUPOS OPERATIVOS COM ADOLESCENTES
   
Kássia Simone Moreira Frigini
 


De acordo com a teoria de Enrique Richon Rivière,grupo operativo consiste numa técnica de trabalhos em grupos,com objetivo de promover de forma econômica um processo de aprendizagem.Desenvolver uma leitura crítica da realidade,com atitude investigatória.
O convívio grupal tão comum na adolescência,pode se tornar um fator de proteção a saúde,quando entendemos saúde como bem estar físico ,psíquico e social.Porém esse convívio grupal nem sempre pode ser positivo,ele torna-se foco potencial de anormalidades quando encontramos grupos de jovens problemáticos.
Os grupos operativos são usados com adolescentes com objetivo de desenvolver a auto estima,o juízo critico,plano de vida e criatividade,evitando os fatores de risco como mortes por causas externas,gravidez acidental,contaminação por doenças,drogas entre outras.
Aprender na teoria pichoneana é sinônimo de mudança.E todo processo de mudança induz a dois medos básicos,o de perda e o de ataque,que servem  como resistência ao novo.
Um grupo operativo para ser efetivo deve estabelecer um vínculo e a tarefa de acordo com objetivos comuns,levando a aprendizagem que por sua vez mobiliza mudanças,o sujeito deixa de ser espectador e passa a ser protagonista da sua história e da história do grupo.
O objetivo do artigo é sensibilizar os profissionais que atuam com grupos de jovens no sentido de garantir a proteção a saúde integral dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário