Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CEAD – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA SAUT – Serviço de Atendimento ao Usuário de Tecnologia

O Cead disponibiliza para você um serviço de atendimento que tem como objetivo principal proporcionar-lhe conforto e segurança em sua interação com o ferramental tecnológico que dá suporte à EaD.
O uso de tecnologias da informação, com certeza, agrega uma série de recursos que podem tornar a EaD mais atraente, eficiente e produtiva. Porém, essas tecnologias dependem de uma variada infraestrutura: telecomunicações, energia elétrica, equipamentos de computação, etc. Tal infraestrutura pode, eventualmente, apresentar problemas. Para que você possa interagir com essa tecnologia de forma o mais agradável e produtiva possível, atente para as informações aqui disponibilizadas.
Área de Atuação do SAUT
O SAUT existe para lhe dar apoio em questões de ordem tecnológica e não tem prerrogativas para imiscuir-se em questões internas dos cursos, sejam elas de ordem acadêmica ou pedagógica. Por isso, questões relativas a prazos de envio de tarefas, inscrição em disciplinas, obtenção de declarações e atestados, documentos diversos, etc. devem ser encaminhados à Coordenação de seu curso ou discutidos com seus tutores e professores. As formas de contato com as coordenações encontram-se no site do CEAD, na página Cursos.
Antes de acionar o SAUT dê uma olhada na página do Suporte Técnico no site do Cead. Lá você vai encontrar respostas às perguntas mais frequentes de nossos usuários (no link Usuários em geral). Mesmo sem ter qualquer dúvida ou problema, visite sempre a página do Suporte Técnico, pois a estamos sempre atualizando com tutoriais e informações novas.

Problemas de acesso aos sites do SIGA e do e.mail institucional
Se tiver algum problema de acesso ao site do SIGA ou ao das contas institucionais, verifique primeiro se está conseguindo acessar outros sites, pois pode ser um problema da sua conexão com a internet;
·        Se o site do SIGA estiver fora, ou seja, se ao tentar acessar o site aparecerem mensagens informando que o servidor está inacessível, ou outra mensagem semelhante, pode ser que os servidores (computadores de alto desempenho de processamento) ou então o enlace de conexão da UFJF estejam com problemas. Esse tipo de ocorrência é semelhante ao que acontece quando você vai ao banco e os terminais eletrônicos estão "fora do ar". Aguarde algum tempo e tente outra vez. Se o problema persistir, mas o acesso a outros sites estiver normal, envie mensagem para o Suporte Técnico do SIGA, cujo endereço de e.mail é siga@ufjf.edu.br, informando as mensagens de erro que aparecem para facilitar a análise do problema;
·        Lembre-se de que tempestades elétricas e outros fatores climáticos podem interferir na qualidade de conexão, bem como podem causar danos sérios à infraestrutura de telecomunicações.

Problemas com senha e login do SIGA
·        Se você consegue acessar o SIGA, mas, ao entrar com usuário e senha, aparece a mensagem "Erro na identificação do usuário", volte à página inicial do site e clique no link "Esqueci minha senha". Na tela que se abrir, digite o seu número de matrícula no campo "Usuário" e clique em "Enviar". O SIGA enviará instruções de renovação de senha ao seu endereço de e.mail cadastrado.
·        Ainda em relação ao login e à senha, evite copiar e colar essas informações, pois se, porventura, algum espaço ou caractere especial for inadvertidamente "colado" em um desses campos, o sistema acusará erro.
·        Fique atento também à tecla CapsLock, pois o SIGA diferencia maiúsculas de minúsculas e vai considerar sua senha errada se a letra digitada estiver em um formato diferente do esperado.
·        Outro fato ação é sempre digitar a letra final de sua matrícula (caso haja uma) em maiúscula no campo login.

Ícone do Moodle ausente da sua página do SIGA
·        Se você consegue acessar sua página do SIGA, mas o ícone do Moodle não aparece, envie mensagem ao SAUT (suporte@uab.ufjf.br) informando o fato. Mas não se esqueça de se identificar corretamente informando:
o       nome completo;
o       número de matrícula,
o       curso e
o       polo.

Configuração do browser (navegador de internet)
Observe que tanto o SIGA quanto o Moodle, para funcionarem a contento, necessitam de que "janelas popup" estejam desabilitadas e "cookies" estejam desbloqueados em seu navegador de internet (browser). Para verificar se seu browser está corretamente configurado, acione o menu "Ferramentas" do mesmo.
O CGCO (órgão da UFJF responsável, entre outras tarefas, pela infraestrutura tecnológica de nossa universidade) recomenda que se use o navegador Mozilla Firefox quando se utiliza o SIGA e o Moodle. No site do SIGA, há um link que lhe permitirá baixar gratuitamente esse browser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário