Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que é Educação a Distância (EaD)?


Nádia Silva Costa

Na sociedade atual o conhecimento e a informação é uma das coisas fundamentais para formação e sucesso profissional dos indivíduos. Com a rápida evolução das novas tecnologias percebe-se a necessidade de se manter atualizado, e também economizar tempo e dinheiro, visto que muitas vezes as pessoas não podem gastar muito dinheiro nem a perder tempo, surge assim o ensino a distância (MONTEIRO, 1998).
A educação a distância não surgiu no vácuo tem uma longa história de experimentações, sucessos e fracassos. Conforme Keegan (apud NUNES, 1994) sua origem está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX. Já MONTEIRO (1998) afirma que o ensino a distância nasce sob o signo da democratização do saber. Trata-se de uma inovação educativa que tem por objetivo maior gerar condições de acesso à educação.
Assim a educação a distância é definida como processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, visto que professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Através do uso da tecnologia, principalmente a internet, professor e aluno ficam interligados e/ou conectados. Existem também outros meios como correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes (MORNAN, 2002).
MONTEIRO (1998) confirma a definição de MORNAN quando argumenta que no ensino e distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja, estão geograficamente em lugares diferentes, sendo a transmissão dos conteúdos educativos efetuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.
Segundo NUNES (1994) nos dias de hoje a educação a distância utiliza de multimeios que vão desde os impressos à simuladores on­line, em redes de computadores, avançando em direção da comunicação instantânea de dados, voz e ­imagem via satélite ou por cabos de fibra ótica, com aplicação de formas de grande interação entre o aluno e professor utilizando-se a inteligência artificial ou a comunicação instantânea.
MORNAN (2002) relata que atualmente temos três tipos de educação a presencial, a semi-presencial e a distancia, sendo que na educação presencial (dos cursos regulares, em qualquer nível) os professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula, já na semi-presencial parte presencial/parte virtual ou a distância, através de tecnologias e na educação a distância (ou virtual) pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Na expressão "ensino a distância” MORNAN (2002) afirma que à ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).
Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (como a Internet, telecomunicações, videoconferência e redes de alta velocidade) e sua utilização o conceito de presencialidade também se altera. Poderemos ter professores compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor. Proporcionando assim, um intercâmbio maior de conhecimento, possibilitando que cada professor colabore, com suas idéias e conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento (MORNAN, 2002) contribuindo para seu processo de formação continuada.

Referência Bibliográfica:

Monteiro, Rui J. F. O Ensino à Distância e a Internet. Sistemas de Formação 97/98
Disponível em: http://student.dei.uc.pt/~shadow/Educ.html.Acesso em:11 out.2010.

MORAN, José Manuel . O que é educação a distância. São Paulo: USP.2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm .Acesso em:11 out.2010.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância.Revista Educação a Distância nrs. 4/5, Dez./93-Abr/94 Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distância, pp. 7-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário